Considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular brasileira, o samba tem seus primeiros registros no brasil do século XIX, é um estilo de dança e gênero musical que provém da fusão entre as culturas africana e brasileira. Com o passar do tempo, foi conquistando com o público em geral e adquirindo um lugar de destaque entre os principais elementos da identidade cultural brasileira.

O samba é retratado na arte brasileira algumas vezes ao longo de sua existência, seja ele na Bahia, no Maranhão, ou no Rio de Janeiro, as expressões mais marcantes estão na fotografia da década de 1960. Com verdadeiros flagrantes de momentos de alegria e dança, as fotos reunidas são documentos importantes para a história do povo brasileiro.

Separamos aqui algumas dicas de obras, para você se inteirar dos momentos que mais se destacaram, e das fotografias mais famosas deste elemento da cultura brasileira:

Desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Avenida Presidente Vargas. Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1964.

Foto da exposição “Dos Carnavais Saudosos” produzido pela Prefeitura do Recife em 2007

Bloco do Eu Sozinho, Júlio Silva desfila da Avenida Rio Branco, RJ em 1960

Flagrantes de Rua. Baianas na Avenida Rio Branco, em 1967

Mussum e os Originais do Samba em apresentação, em 1968

Folião no desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Rio de Janeiro 1965 Foto: Carlos Chicarino

 

Fechar Menu